domingo, 3 de fevereiro de 2013

♥ Um pouco mais sobre Pin-Ups [ Parte I ] ♥


   Heey pessoaas !!    
Como vão ??        
Domingão, chovendo aqui no Rio, fica um pouco difícil para se divertir ... 
Mas a minha semana foi muito boa, tirando apenas o fato de eu não ter conseguido fazer minha prova do concurso público, mas deixa, em Março já tenho outra prova a ser feita xD *Pensamento positivo*

Bom, esses dias eu estava assistindo a um programa muuito legal que passa no History Channel chamado "CAOS" * e vi que eles fizeram um leilão de um corset (lindo,digamos de passagem ...) e um evento de Pin-Up's com direito até a dança burlesca, muito lindoo *o*  

Daí, bateu em mim a curiosidade de conhecer mais sobre pin-up e sobre o Burlesco. E é assim que começo, nessa postagem, a primeira parte de postagens só sobre PIN-UP'S e BURLESCO. 

Espero que todos gostem, e quem sabe, pode também servir de inspirações ?? Pra mim, já surgiu !!! 




Falar sobre as pin-ups é voltar ao fim do século 19, época em que o teatro de revista transformava dançarinas em estrelas, fotografadas para revistas, anúncios, cartões e maços de cigarros. Em Paris, dois artistas, Alphonso Mucha e Jules Cheret, criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para pôsteres, com trabalhos marcados pela presença de contornos e detalhes. A arte dos pôsteres virou escola e influenciou artistas até as primeiras décadas do início do século 20, quando os calendários também passaram a trazer desenhos de mulheres com silhuetas idealizadas pela imaginação masculina da época. E é justamente  a partir do ato de 'pendurar ilustrações' nas paredes que o nome pin-up surgiu. 






Na década de 40, as mulheres foram forçadas a abandonar todo o glamour hollywoodiano que haviam adotado e conquistado nos anos 30, graças ao início da Segunda Guerra Mundial. Em meio ao caos e a economia debilitada ocasionados pela guerra, havia uma necessidade constante de racionar tudo que o fosse possível. Enquanto a população lutava para sobreviver e se adaptar a esses tempos sombrios, os soldados que combatiam nas guerras precisavam de algo para "acalmar seus nervos" e servir de motivação: carinhosamente chamadas de suas armas secretas, foi aí que surgiram as  primeiras garotas pin-ups. 

CONCEITO: O conceito das garotas pin-up, era bastante claro: tinham que ser sensuais e ao mesmo tempo inocentes. A verdadeira pin-up jamais poderia ser vulgar ou oferecida ... apenas convidativa.  Asseguradas pelos traços sofisticados vindos da art-nouveau, elas vestiam peças de roupa que deixavam sutilmente à mostra suntuosas pernas e curvas definidas.  Era o bastante para alimentar a fantasia dos marmanjos da época. 
  



O artista peruano Alberto Vargas é considerado o pioneiro no conceito de pin-up. Desde sua chegada a Nova York em 1916, Alberto viu-se encantado pela beleza e pelo estilo das garotas americanas e passou a retratá-las. Em meados dos anos 40, Vargas teve um calendário com ilustrações de suas garotas publicadas pela revista Esquire. Imediatamente, foi um sucesso, as pin-ups tornaram-se símbolos patrióticos e estimulo aos soldados americanos. Posteriormente, em outras edições da Esquire, Vargas teve como modelos as celebridades Marilyn Monroe e Ava Gardner. Tornou-se o principal ilustrador da revista PlayBoy, que foi um dos maiores meios de divulgação das pin-ups. 


 


 

Das ilustrações de papel, as pin-ups logo ganharam vida ao serem encarnadas por atrizes como Betty Grable e Marilyn Monroe, ou fotografadas por modelos voluptuosas como Bettie Page, também chamada de 'rainha das curvas'. Destacam-se ícones como Greta Garbo, Brigitte Bardot e Sophia Loren. 
As pin-ups eram símbolos da beleza americana dos séculos passado. 
Marilyn Monroe
[Pin_Up_before_after_37%255B2%255D.jpg] 



Minha conclusão:
Concluo então, que as garotas pin-ups, eram um símbolo americano de pura beleza, traços maravilhosos, cinturas perfeitas e pernas lindas !!!  Pin-up não era um 'modismo' propriamente dito, e sim um estilo de vida, de sobrevivência de muitas mulheres na época. Pin-ups não era prostituição, não era uma coisa vulgar, como pessoas mal entendidas e desinformadas dizem. Hoje, apenas modismo, lifestyle , e admiração. Ou seja, pin-up é atitude,     é ser você mesma, só com uns padrões diferentes.

Para a próxima parte, vou falar um pouco sobre a característa da moda das Pin-ups, maquiagem, vestimentos, e sobre as Pin-ups da atualidade ...

Por hoje é só, espero que tenham gostado !! Eeu adoreei *--*
Muito bom aprender sobre coisas diferentes, e que de uma certa forma, fazem parte da história xD
Atéé a próxmaa !!! \o/\o/




CAOS: mostra o dia-a-dia de uma loja que também é balada, bar e antiquário. Tibira e Carrô são os sócios e protagonistas da série, que ainda conta com os vendedores Rafa e China. Durante o dia, CAOS é uma loja nada tradicional. Ela compra, vende e troca os mais variados objetos antigos. Durante a noite, CAOS se transforma em um dos bares mais frequentados da Rua Augusta, em São Paulo. Uma referência absoluta para o universo cool e alternativo da cidade mais cosmopolita do Brasil. (History Channel)
Carrô  e  Tibira


Nenhum comentário:

Postar um comentário